Nota Técnica
No Estado da Bahia foram confirmados 922 casos de Meningites, até a semana epidemiológica 42 (20/10/2012) do ano de 2012, correspondente a um coeficiente de incidência de 6,5/100 mil habitantes e 61 óbitos com letalidade de 6,6%.
Comparando-se com o mesmo período do ano anterior, verificou-se que houve redução no coeficiente de incidência das Meningites de todas as etiologias (2011 – 7,6/ 100 mil hab. e 2012 – 6,5/ 100 mil hab.). Quanto à letalidade, também observou-se uma redução com relação ao mesmo período do ano anterior (2011 – 10,8% e 2012 – 6,6%), o que pode ser atribuído à melhoria da assistência e ao trabalho que vem sendo realizado pela vigilância epidemiológica, juntamente com o Lacen, de sensibilização dos gestores, diretores e trabalhadores de unidades de saúde para atendimento, diagnóstico e tratamento precoce dos casos de meningites.

Em 2012, no município de Mairi ocorreram 03 casos de Doença Meningocócica, correspondendo a uma incidência de 15,5/ 100 mil hab. e 02 óbitos com letalidade de 67%. Destes, um caso teve diagnóstico de meningite meningocócica com meningococcemia, tendo como critério de confirmação a cultura. Os outros dois casos foram diagnosticados como meningococcemia pelo critério clínico, evoluindo para óbito.
Diante do exposto ratificamos as condutas existentes no protocolo das meningites meningocócicas.
1. A Quimioprofilaxia, uso da medicação de forma preventiva, tem sido a principal medida de controle utilizada para o controle da Doença Meningocócica para evitar casos secundários e vem sendo realizada em todos os contatos dos casos ocorridos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

2. Existem vacinas específicas contra a Doença Meningocócica, dentre elas a Vacina Meningocócica C – conjugada, que previne a Doença Meningocócica do sorogrupo C. Até o momento não existe vacina eficaz contra o sorogrupo B.

3. Até agosto de 2012, o Ministério da Saúde elegia crianças menores de 1 ano para vacinação. A partir deste período, a vacinação foi estendida para crianças menores de 2 anos como grupo prioritário a ser vacinado com a vacina Meningite Meningocócica C - conjugada e Pneumocócica 10 valente.
4. O Estado da Bahia, assim como todos os demais estados do país, oferece vacinas para prevenção de meningite tuberculosa (vacina BCG), meningite por Haemophilus influenzae tipo b (vacina DTP+Hib+HB), meningite por pneumococo (vacina Pneumocócica 10 valente) e doença meningocócica sorogrupo C (vacina Meningocócica C conjugada), em todas as 2.780 salas de vacina distribuídas nos 417 municípios, como também nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIE, na indicação exclusiva para: asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; imunodeficiências congênitas da imunidade humoral, particularmente do complemento e de lectina fixadora de manose; implante de cóclea; doenças de depósito e pessoas menores de 13 anos com HIV / AIDS.
As medidas profiláticas de responsabilidade do estado estão sendo desenvolvidas em acordo com os critérios de prevenção e controle definidos pelos protocolos publicados pelo Ministério da Saúde/Brasil e em acordo com os princípios do SUS de integralidade e universalidade.
Quaisquer esclarecimentos ainda necessários a Coordenação e Equipe técnica estão à disposição.

Salvador, 06 de novembro de 2012

Bruna Drummond                 Maria de Fátima Sá Guirra
GT Meningites                     Coordenadora CEI/COVEDI

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem